style="display:inline-block;width:728px;height:90px"
data-ad-client="ca-pub-1308138777538323"
data-ad-slot="9160343451">

UMA RIQUEZA MAL ADMINISTRADA



Em Interestelar as reservas naturais da Terra chegam ao fim e um grupo de astronautas guarda a missão de pesquisar possíveis planetas para acolher o restante da população terrestre. 

Recentemente a NASA divulgou um sistema com sete exoplanetas possivelmente habitáveis. Caminhamos na mesma direção. É necessário que o homem evolua, contudo aprenda com seus erros ou tudo sucederá.

A escassez de recursos hídricos é um dado alarmante que vem afligindo desde a Revolução Industrial. No século 20 a população mundial triplicou e o consumo de água aumentou cerca de seis vezes. Recentemente dados da ONU apontaram que mais de um bilhão de pessoas vivem sem acesso a água potável.

“Antes prevenir do que remediar” já diz o velho dito popular, é necessária a conscientização da população acerca do problema. Com o avanço do sistema capitalista que visa à produção constante a natureza foi deixando de existir dando lugar à poluição.

O Brasil tem a maior reserva mundial de água doce, porém é fundamental que poupemos o que restou de nossa fauna, sem a proteção florestal a água não consegue penetrar nos lençóis freáticos.

De acordo com o IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities) ocupamos a 20ª posição em ranking internacional de perda de água, 40% da água tratada é desperdiçada em vazamentos e ligações clandestinas.

A compreensão das empresas é de extrema importância e mudanças na eliminação dos poluentes. O petróleo vem sendo um grande destruidor de espécies aquáticas.

A água utilizada para o resfriamento dos equipamentos de usinas termelétricas quando lançadas ainda quente nos rios causa o aumento da temperatura ocasionando um descontrole no ecossistema aquático.

A agricultura retém 70% do consumo de água em nosso planeta e os agrotóxicos usados demasiadamente contribuem na contaminação do solo e da água. Em consequência o cerrado tornou-se o segundo bioma mais ameaçado em nossa Pátria. 

A sustentabilidade tem sido uma grande aliada nesta luta, precisamos consumir de maneira consciente e cobrar mais interesse da parte política e maiores investimentos em avanços tecnológicos que também possam reparar nosso ‘progresso’. A crise hídrica precisa ser levada a sério, caso contrário o hipotético desfecho de Interestelar será nosso literal futuro!

“Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana” Mahatma Gandhi

Frase do Dia

"As mais belas frases de amor são ditas no silêncio de um olhar." Paulo Coelho

Total de visitantes